Estamos no final de Janeiro, algumas escolas já retornaram suas atividades e outras retornarão nas próximas semanas. E lá vem o período de adaptação!
Pois é, que período delicado para a criança, os pais e a professora. A criança porque vai conhecer um novo ambiente, novos amigos, nova professora; os pais ficam apreensivos com o choro e se sentem inseguros; e a professora está conhecendo a nova turminha e precisa acolher a criança e os pais nesse processo delicado.
Durante os anos que trabalhei na educação infantil aprendi algumas coisas em relação à adaptação e gostaria de dividir com vocês pais:
- Converse bastante com a criança antes do início das aulas e explique claramente o que vai acontecer, diga à ela que passará algumas horas na escola, que conhecerá muitos amiguinhos, vai brincar muito e conhecer a professora que cuidará dela neste período;
- Quando entregar a criança procure não demonstrar insegurança, acredite, sua insegurança passa para o seu filho. Confie da instituição que você escolheu!
- JAMAIS minta para a criança, diga exatamente o que você vai fazer, se vai pra casa ou trabalhar e deixe claro que retornará para pegá-lo. Imagine a cabeça da criança quando você diz que ficará lá e de repente ela percebe que simplesmente desapareceu. É muito pior! Além de você perder a credibilidade com seu filho. Sempre diga a verdade, mesmo quando for desagradável pra ele!
- Não se preocupe com o choro, ele é natural, a maioria das vezes as crianças param depois de alguns minutos. Caso se prolongue demais, geralmente, a instituição entra em contato avisando os pais. Se a professora perceber que a criança está com dificuldade avisará você e provavelmente ela fará um horário alternativo de adaptação;
- Não fale mal da instituição ou da professora na frente da criança, essa atitude pode gerar insegurança e até desrespeito, além da criança ficar confusa em relação à autoridade das pessoas que cuidam dela;
- IMPORTANTE: não deixe a criança faltar no período de adaptação, isso não vai ajudá-la, pelo contrário, vai prolongar ainda mais o sofrimento e a adaptação
- Evite aparecer na escola fora dos horário para dar uma "olhadinha|" no filho, caso ele perceba a sua presença "provavelmente" o choro voltará, além de ficar confuso e criar uma expectativa nos dias seguintes, ele ficará esperando que você apareça novamente;
- Quando for buscar seu filho, caso ele esteja chorando, segure a ansiedade, não pergunte pra ele o "porque ele está chorando", apenas abrace-o e acalme-o dizendo "viu, a mamãe disse que viria buscá-lo"
- Tenha uma fala positiva com seu filho, por exemplo: "Olha filho que escola legal", "você vai brincar bastante", "Quantos amiguinhos você tem pra brincar" e assim por diante.
Se colocar essas dicas em prática seu filho provavelmente se adaptará mais rápido. Como cada criança é uma criança existem as exceções! Observe e fique tranquila, geralmente a professora mantêm os pais informados sobre o processo de adaptação.
Cristiane Saraguci
Psicopedagogia e Coach