A EOCA é um dos instrumentos que pode ser utilizado no processo de avaliação psicopedagógica. O termo EOCA significa "Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem" e foi elaborada pelo professor argentino Jorge Visca.
A aplicação da EOCA é um momento especial e possibilita o primeiro contato com a pessoa que apresenta algum sintoma, ou alguns deles, correspondentes a queixa inicial de dificuldade de aprendizagem. Aliás foram os sintomas que levaram a pessoa, ou seus responsáveis, a procurar ajuda de um especialista.
A EOCA é um instrumento que pode ser utilizado em qualquer faixa etária, lembrando que não são apenas crianças e adolescentes que podem apresentar dificuldades de aprendizagem, a ação psicopedagógica não apresenta limite de idade, assim como não existe limite para aprender.
Para organização da EOCA teremos como parâmetro os materiais que serão escolhidos para compor uma caixa, levando em consideração a idade da pessoa que será atendida e sua condição escolar atual. Visca (2010) sugere os seguintes materiais:
Folhas lisas brancas tamanho Carta ou A4
Folhas com linhas e quadriculadas
Lápis novo e sem ponta
Apontador
Borracha
Caneta
Folhas de papal colorido para dobradura
Régua
Lápis de Cor
Livro ou Revista
Como pode observar, os materiais lembram os que utilizamos na escola, por exemplo. Esses materiais podem ser adaptados de acordo com a faixa etária. Vamos dizer que a pessoa atendida seja uma criança com menos de 4 anos, podemos incluir materiais próprios da idade, como giz de cera grosso, livros infantis para esta faixa etária, etc. Se a pessoa for adulta pode-se incluir um livro de poesia, uma revista para adultos e assim por diante.
O importante não é a quantidade de materiais, mas a escolha dos objetos que servirão como mediadores, ou como disparadores de uma apresentação. É preciso lembrar que o foco desta entrevista não é procurar as "dificuldades" de aprendizagem, nosso olhar precisa estar direcionado par o sujeito que está diante de nós. Assim, o que nos importa, é conhecer e observar essa pessoa, a fim de compor um sistema de hipóteses que nos leve a compreender o seu jeito de aprender.
A aplicação da EOCA acontece basicamente da seguinte forma, uma mesa e duas cadeiras, em cima da mesa ficará disponibilizada a caixa com os materiais que poderão ser utilizados após a abertura da entrevista com a seguinte consigna:"Gostaria que você me mostrasse o que sabe fazer, o que lhe ensinaram, o que aprendeu. Para isso você poderá utilizar os materiais que estão sobre a mesa". E, após alguns instantes acrescenta-se: "Este material é para você usar, se precisar, para mostrar-me o que eu gostaria de saber de você, como comentei".
Em uma EOCA nos interessa três elementos: a temática, a dinâmica e o produto.
A temática é tudo aquilo que a pessoa fala com o interlocutor e consigo mesmo, o que é muito comum, uma vez que escutar a própria voz é um recurso organizador da própria ação.
A dinâmica é o conjunto de movimentos corporais realizados pela pessoa durante a entrevista, desde a maneira como segura um objeto (tesoura, lápis, caneta, cartas de baralho,...), até o modo de se sentar, o piscar incessante, isto é, os movimentos que ela realiza ou a falta de movimentos.
O produto é a produção da pessoa, seja um desenho, um texto, uma colagem, entre outras inúmeras possibilidades.
Esse conjunto de observações é que expressa a "resposta" dada à consigna de abertura, ou tarefa de abertura, solicitada pelo entrevistador.
O entrevistado pode reagir de diversas maneiras diante da consigna ou tarefa:
- falar;
- desenhar, escrever, fazer contas, etc;
- perguntar o que é para fazer;
- ficar paralisado;
- entre outras.
O papel do entrevistador não é dirigir a entrevista, mas apenas observar os movimentos apresentados e identificados, acolhendo-os, podendo realizar algumas intervenções. Visca (2010) sugere o modelo de múltipla alternativa, ou seja, que se apresente algumas possibilidades, como expressa em: "Você pode desenhar, recortar, pintar ou fazer qualquer outra coisa que lhe ocorra".
Ao realizar alguma intervenção o psicopedagogo precisa ter como objetivo observar a mudança de conduta; de que maneira a pessoa reage diante de uma situação que o desorganiza e como ele se reorganiza; a qualidade de suas justificativas, o que ele aceita ou recusa no vínculo que estabelece com o especialista, com os materiais oferecidos ou com as intervenções realizadas.
Como registar? Durante a aplicação da EOCA o especialista anota todos os movimentos, cometários, ações da pessoa entrevistada, o ideal é já ter uma folha dividida em duas colunas, na primeira coluna fazer os registros e na segunda coluna anotar as hipóteses. É importante anotar os próprios pensamentos e perguntas feitas durante a entrevista. Não se trata de um pensar qualquer. É um pensar focado nos parâmetros oferecidos pelas teorias que explicam o desenvolvimento humano, que, no caso da Teoria da Epistemologia Convergente, são os aportes teóricos da escola de Genebra, da psicanálise e da psicologia social.
Somente após este estudo é que se passa para a escolha de instrumentos de pesquisa que podem vir a responder algumas hipóteses levantadas.
Espero ter ajudado a esclarecer um pouco sobre este instrumento importante no atendimento clínico psicopedagógico.
GRATIDÃO
Cristiane Saraguci
Psicopedagogia e Coach
(11)98315-1410
Obrigada!
ResponderExcluirAjudou-me muito
amei sua explanação e sua paixão pelo que faz .
ResponderExcluirTexto claro que nos ajuda a tomar uma decisão assertiva