terça-feira, 27 de agosto de 2019

Neuropsicopedagogia: o que significa?


A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos da Neurociência aplicada à educação, com interfaces da Pedagogia e Psicologia Cognitiva que tem como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional.

O Neuropsicopedagogo poderá atuar em ambientes educacionais e/ou instituições de atendimento coletivo, clínicas, hospitais, que apresentem projetos voltados às dificuldades de aprendizagem.

De onde surgiu a Neuropsicopedagogia? Em 2008, na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, um grupo de docentes em uma instituição de ensino e pesquisa, que promovia assessoria em cursos de pós-graduação, incluíram discussões que envolvia Neurociência aplicada à educação, nas especificidades das aprendizagens escolares. Eles se uniram para pensar esses olhares e avaliarem tudo o que estava disponível no âmbito da educação especial, das dificuldades de aprendizagem, da inclusão escolar e do atendimento multidisciplinar, a partir das concepções transdisciplinares que o grupo tinha.

A partir disso nasce, então, o primeiro projeto que envolvia as Neurociências aplicadas à educação, nomeado de Neuropsicopedagogia, unindo Neurociências, Psicologia e Pedagogia.

O Neuropsicopedagogo é o profissional que reúne o conhecimento pedagógico e neuropsíquico necessário para entender a realidade neuropsíquica cognitiva do sujeito, visando:


  • Identificar as potencialidades cognitivas do sujeito, independentemente do tipo de dificuldade de aprendizagem, distúrbio, transtorno ou qualquer anomalia neuropsíquica que esteja presente;
  • Estimular o desenvolvimento dessas potencialidades, com base no conhecimento do funcionamento e programação das suas redes neurais;
  • Treinar os professores e orientar os pais no entendimento neuropsíquico cognitivo de seus alunos e filhos, visando possibilitar a verdadeira inclusão escolar e social;
  • Identificar os sintomas que dificultam o processo ensino-aprendizagem, desde os primeiros anos de vida;
  • Fazer a análise comparativa dos sintomas, visando identificar os que podem ser provenientes de bloqueios emocionais e os que podem estar relacionados às anomalias comportamentais, , neuróticas, neurológicas, psíquicas ou outras, fazendo os devidos encaminhamentos para outros profissionais;
  • Sugerir intervenções após concluído o período avaliativo e o laudo da hipótese diagnóstica.
O público do neuropsicopedagogo vai desde crianças até idosos.

Quando procurar um Neuropsicopedagogo? Podemos citar alguns sinais:

  • Notas ruins em todas as matérias;
  • Notas ruins em matérias específicas;
  • Desatenção;
  • Agressividade;
  • Choro excessivo;
  • Oposição excessiva;
  • Dificuldades no relacionamento;
  • Preguiça de estudar;
  • Dificuldade de aprendizagem em geral.
Espero ter esclarecido suas dúvidas sobre o assunto. Caso queira deixar alguma pergunta, sugestão, crítica ou comentário, fique à vontade! Ficarei feliz em respondê-la.

GRATIDÃO!

Cristiane Saraguci
Psicopedagoga Clínica e Institucional
Personal & Professional Coach
Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional





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