Quero iniciar este artigo com a definição de legado. Segundo o dicionário do google "legado" é um bem ou missão confiada a alguém por pessoa que está a ponto de morrer; ou disposição de última vontade pelo qual o testador deixa a alguém um valor fixado ou uma ou mais coisas determinadas.
Qual o seu legado? O que você vai deixar como contribuição, missão, bem maior para quem fica neste mundo? Gosto de uma frase de Mario Sérgio Cortella que diz: "A vida é curta para ser pequena". A expectativa média de vida no Brasil hoje é de 76 anos, segundo o IBGE. Pode parecer muito tempo quando se é jovem, mas para outros parece ser depois de amanhã. Temos que refletir sobre isso, porque no final, o que vai fazer a diferença, é o que você deixou, porque para o túmulo não levaremos nada de bem material, apenas lembranças e histórias.
No livro "A sorte segue a coragem" de Mario Sérgio Cortella ele chama o leitor para uma reflexão sobre a questão do legado e ele cita: "O que me importa é a vida que eu levo enquanto minha morte não vem. Qual a razão? Para que eu não desperdice, não a torne absolutamente inútil". Vejam a profundidade do que ele diz. Acabamos desperdiçando nosso tempo como se ele fosse infinito, o que não é uma verdade. Um minuto perdido não se recupera mais! Temos que VIVER enquanto estamos vivos! Viver inclui ser generoso, ter esperança, sonhar, ser tolerante, ser digno, ser amoroso, ser perdoador, e tudo isso em todas as esferas da sua vida!
Segundo a filósofa mineira Terezinha Rios: "Não somos imortais, mas podemos ser eternos". Como ser eternos? Através do nosso legado, aquilo de mais valioso que alguém pode ter na vida, a forma como ela viveu e ensinou quem conviveu com ela. Faça uma reflexão, o que você imagina que as pessoas estarão falando sobre você no dia do seu velório? A única forma de não sermos esquecidos é deixarmos nossa marca por onde passarmos, é fazendo a diferença na vida das pessoas, da comunidade, da sociedade.
Quando penso em vida, automaticamente penso em relacionamento, e quando penso em relacionamento, automaticamente penso na palavra "partilhar", que significa dividir com alguém. Se não houver partilha entre as pessoas, infelizmente, não existe legado! Porque viver é partilhar, partilhar amor, partilhar conhecimentos, partilhar oportunidades, partilhar o legado! A única forma de permanecermos aqui é deixarmos um pouco de nós nas pessoas que aqui ficarem. Só assim seremos eternos!
Cristiane Saraguci
Psicopedagoga e Coach
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Querido leitor deixe aqui seu comentário sobre o texto, sugestões, dúvidas ou críticas. Sua opinião é muito importante pra mim!