segunda-feira, 15 de abril de 2019

Você é uma pessoa otimista?


O que é ser otimista? É ver o lado positivo em qualquer situação. Não se trata de mentir para você e para os outros, mas sim de enxergar algo bom diante de uma situação que muitas vezes é ruim, porque toda situação ruim tem algo para nos oferecer e nos ensinar, ali existe um aprendizado.

Um exemplo? Vou contar um episódio que aconteceu comigo recentemente. Fui à São Paulo visitar uma amiga que havia ganhado bebê em um hospital na região central e estacionei em um lugar proibido sem perceber, quando retornei meu carro havia sido guinchado. Passamos o dia todo presos em São Paulo para conseguir liberar o carro. Ao chegar em casa, no final do dia, descobrimos que nossa casa havia sido invadida por ladrões e levaram vários itens de valor. Para alguns seria motivo de raiva, mal humor, maledicência. Pra mim foi livramento, ainda bem que ficamos presos, pois poderia ter chegado em casa mais cedo com minhas filhas e ser surpreendida pelos ladrões. Eles roubaram somente coisas materiais que podem ser repostas com o tempo, mas deixaram o mais importante, nossas vidas! Estávamos bem e meus cachorros também, pois quando cheguei só pensei neles. Uma situação ruim mas que poderia ser pior, teve algo de positivo!

Estamos falando de encontrar beleza nos pequenos detalhes, de ser feliz com coisas simples como um abraço de um amigo, um jantar feito com carinho, um passeio ao parque, a recepção do seu animal de estimação, o canto dos pássaros, as frutas no pé, o sorriso do seu filho, a comida na mesa e tantas coisas boas que acontecem todos os dias.

Quando você se propõe a ser uma pessoa otimista será mais difícil as situações da vida influenciarem o seu humor!

Mas se você não é um otimista nato, calma! Você pode decidir ser e desenvolver uma mente mais otimista. A Psicologia Positiva, conhecida como a ciência da felicidade, pode ajudar muito nesta nova jornada, e aliada ao coaching, que objetiva extrair o melhor de cada indivíduo, promove o autoconhecimento mais profundo que se pode realizar.

Em conjunto, as técnicas ajudam na construção de emoções positivas. Isso ocorre através de exercícios comportamentais que buscam ressaltar as melhores qualidades das pessoas. Invista nesta dupla!

Quando comecei meus estudos na área de desenvolvimento humano o que mais me impressionou e continua impressionando é o poder da nossa mente. As pessoas não imaginam o que esse pequeno órgão chamado cérebro é capaz de fazer, ou até sabem, mas por não conhecer seu funcionamento acabam não usando ele a seu favor. Ele é responsável pelo seu sucesso e insucesso, quando você aprende como ele funciona e como treiná-lo, muitas coisas boas começam a acontecer na sua vida.

Tudo começa na sua mente, nos seus pensamentos! Por isso quando você é uma pessoa otimista, que esbanja pensamentos positivos, você é mais feliz. Coisas simples como gratidão e generosidade fazem parte das ferramentas que te tornam uma pessoa mais feliz.

Existem pessoas que acreditam que o dinheiro traz felicidade, mas isso é um erro! Se dinheiro realmente trouxesse felicidade não veríamos tantas notícias de artistas famosos, celebridades, empresários, com depressão, viciados em drogas e que chegam até a cometer suicídio, tamanha é a dor e vazio que sentem! Qualidade de vida e bem estar não se compram! É uma decisão!

Uma dica pra você começar a mudar seus pensamentos negativos por positivos é vigiar o que você assiste na televisão, o que você lê, o que você ouve e com quem você convive. O que aprendi nos meus 42 anos é que refletimos aquilo que vivemos. Comece a assistir vídeos que trazem mensagens de crescimento, alegria, fé, gratidão, ao invés de vídeos vazios, que não acrescentam nada, ou muitas vezes passam mensagens negativas e de violência. Leia livros que falem sobre desenvolvimento pessoal, profissional, fé, coragem, otimismo. Ouça músicas que deixem você mais relaxado, que tire a agitação da sua mente, que transmita paz de espírito. E pratique uma atividade física, pode ser uma caminhada no parque, na rua, nada que custe financeiramente. A atividade física é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo e cérebro.

São decisões simples que te ajudarão a mudar hábitos ruins por hábitos mais saudáveis, experimente e em alguns dias já perceberá resultados positivos no seu comportamento e pensamentos. Não pense que é fácil, não! Exige disciplina. Seu cérebro estava habituado com essa rotina "ruim", portanto inicialmente resistirá às mudanças. Mas seja persistente, vale a pena!

Se gostou do artigo deixe seu comentário, responderei com prazer!

Cristiane Saraguci
Fundadora da UP2U Desenvolvimento Humano
Psicopedagoga
Personal & Professional Coach




Um comentário:

  1. Parabéns! Milhões de parabéns pra você. Sua autoestima, sua força de vontade em ajudar o ser humano a desenvolver uma mente positiva é maravilhoso. Estamos necessitando de inúmeras pessoa com seu potencial.

    ResponderExcluir

Querido leitor deixe aqui seu comentário sobre o texto, sugestões, dúvidas ou críticas. Sua opinião é muito importante pra mim!

A relação do Controle Inibitório, Atenção e Memória, com a aprendizagem!

Toda aprendizagem depende do desenvolvimento sensório-motor, ou seja, das interações com o ambiente e pessoas, além dos processos neurobi...