Sou Cristiane Saraguci, Pedagoga com Habilitação em Adm. Escolar, pós-graduada em Psicopedagogia, pós-graduanda em Neuropsicopedagogia e Coach pela SBCoaching. O objetivo do Blog é compartilhar conteúdos sobre desenvolvimento humano, aprendizagem e educação, não apenas o aprendizado formal, mas aquele que adquirimos através das nossas vivências diárias. Seja bem vindo e boa leitura!
quinta-feira, 11 de abril de 2019
Você é uma mãe ou pai potenciador?
O que você acredita que é ser potenciador? Vamos entender o significado da palavra? Segundo o dicionário potenciador é "tornar ainda mais eficaz ou mais ativo; intensificar, potencializar uma ideia."
Desde que a criança nasce ela começa um processo de aprendizado, ela chega como um CD em branco e nele começam a ser registradas suas experiências. Os pais são o primeiro contato dela com o mundo e é na família que ela começa seu processo de desenvolvimento. Por este motivo é tão importante que os pais se preparem para este momento, que reflitam sobre a educação que receberam, fazendo um balanço sobre o que foi positivo e negativo, descartando assim aqueles pontos que prejudicaram seu próprio desenvolvimento.
É importante entender que vários fatores influenciam para um bom desenvolvimento psicológico, segundo pesquisas realizadas no COAP (Centro de Orientação e Atenção Psicológica "Alfonso Bernal del Riesgo") da Faculdade de Psicologia de Havana, em Cuba, os principais fatores são: condições biológicas, sociais e psicológicas. No curso "La família potenciadora: educadora por excelência", Arias Beaton, Tejeda Garcia e Davila Torres (2009) definem risco psicológico como aqueles que resultam na dificuldade da família cumprir sua função educativa. Existem vários fatores que impedem a família de cumprir essa função e no nosso contexto os riscos sociais e psicológicos parecem ser os mais prováveis. Porém as condições sociais, isoladamente, não interferem no desenvolvimento.
Então, como ser uma mãe ou pai potenciador do desenvolvimento? Os pais potenciadores são aqueles que se preparam para função educativa desde o nascimento do filho, são aqueles que buscam entender o desenvolvimento infantil e querem aprender como estimular seus filhos de forma correta. Quando entendem como funciona o desenvolvimento do filho eles passam a ser mais assertivos, sendo mais flexíveis, levando em consideração as características e necessidades da criança. Eles conseguem resignificar aqueles fatos da sua própria história educativa, conseguindo identificar os conflitos existentes em sua família de origem.
Quando os pais não buscam esse conhecimento tendem a reproduzir o modelo educativo que receberam, sem uma análise crítica. A ação educativa precisa ser pensada e consciente, pois os pais exercem uma grande influência na vida dos filhos e são seus maiores exemplos, a autoridade máxima na vida deles. Quando esses pais não exercem corretamente seu papel educativo a criança fatalmente sofrerá prejuízos em seu desenvolvimento.
Pais potenciadores se preocupam com o desenvolvimento global do filho, inclusive a sua inteligência emocional. Temos acompanhado nas pesquisas o aumento de suicídios entre adolescentes, depressão, problemas sociais e emocionais, são vários indícios de que algo não está bem nas sociedades a nível mundial, não apenas no Brasil. Nunca foi tão relevante falar sobre sentimentos e emoções como hoje, mas falarei sobre esta questão em outro artigo, pois é um assunto bastante rico e extenso.
Para finalizar, como pais, que possamos ser os maiores incentivadores e potenciadores do aprendizado e desenvolvimento de nossos filhos, para que cresçam saudáveis e sejam felizes, aprendendo a lidar com os sentimentos, emoções e frustrações que fatalmente irão enfrentar no decorrer da vida. Nosso papel é educar cidadãos de bem, éticos e que façam a diferença em nossa sociedade e na vida das pessoas que com eles conviverem, não negligenciando nenhuma área de suas vidas.
Cris Saraguci
Fundadora da UP2U Desenvolvimento Humano
Psicopedagoga
Personal & Professional Coach SBCoaching
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A relação do Controle Inibitório, Atenção e Memória, com a aprendizagem!
Toda aprendizagem depende do desenvolvimento sensório-motor, ou seja, das interações com o ambiente e pessoas, além dos processos neurobi...
-
A EOCA é um dos instrumentos que pode ser utilizado no processo de avaliação psicopedagógica. O termo EOCA significa "Entrevista O...
-
Toda aprendizagem depende do desenvolvimento sensório-motor, ou seja, das interações com o ambiente e pessoas, além dos processos neurobi...
-
O que você acredita que é ser potenciador? Vamos entender o significado da palavra? Segundo o dicionário potenciador é "tornar ainda...
Parabéns! O texto é riquíssimo para pensarmos como nosso papel é importante na educação dos filhos.
ResponderExcluir