Sou Cristiane Saraguci, Pedagoga com Habilitação em Adm. Escolar, pós-graduada em Psicopedagogia, pós-graduanda em Neuropsicopedagogia e Coach pela SBCoaching. O objetivo do Blog é compartilhar conteúdos sobre desenvolvimento humano, aprendizagem e educação, não apenas o aprendizado formal, mas aquele que adquirimos através das nossas vivências diárias. Seja bem vindo e boa leitura!
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019
ALFABETIZAÇÃO! COMO AJUDAR EM CASA?
Chegou o momento da alfabetização, e agora? É tanta ansiedade, dúvidas, anseios, medos. Como mãe posso dizer que é um momento de transição não só para as crianças, mas também para nós pais. Mesmo eu que sou da área me pego muitas vezes pensando, observando e ansiosa com a mudança que está acontecendo na vida da minha caçula. E olha que já é a terceira vez que passo por isso!
Quando penso em educação já me vem a mente a importância da uma parceria entre a escola e as famílias. Acreditem, faz uma diferença enorme no desenvolvimento da criança a participação e interesse da família na vida escolar dela. Acompanhar as atividades, perceber as dificuldades e buscar ajudar da melhor forma possível o filho, participar das reuniões, ter um bom relacionamento com a professora ou professor, tudo isso pode diminuir bastante os riscos de um futuro problema na aprendizagem.
O período que a criança está preparada fisiologicamente para alfabetização vai dos 6 aos 7 anos de idade aproximadamente, que é justamente a idade em que estará ingressando no ensino fundamental I, como ninguém é igual a ninguém, é preciso respeitar o tempo da criança, sempre observando e acompanhando o seu desempenho!
É importante lembrar, que ao chegar no ensino fundamental I, a criança passará por uma transição nem sempre muito fácil, pois na educação infantil o foco são as brincadeiras e interações, eles não têm obrigação de aprender as letras e números, é tudo mais suave, as mesas e cadeiras são em grupos. Porém ao chegar no ensino fundamental I tudo muda, eles se deparam com cadeiras individuais, lições diariamente, tarefas de casa, ou seja, agora a coisa ficou séria!
O importante é manter a calma e ir conversando com seu filho, explicando a importância dele permanecer sentado e prestar atenção nas explicações quando a professora estiver falando, registrar tudo que for solicitado e fazer as atividades propostas pela professora.
Em casa é essencial que um adulto acompanhe a lição de casa, confira os materiais na mochila, para ir direcionando a criança quanto ao cuidado e conservação de seus pertences e para ajudá-la nas dúvidas. Mas atenção, acompanhar não é fazer ou responder por ela! Segure a ansiedade, mesmo que tenha vontade de responder ou corrigir imediatamente. Apenas observe, se ela errar peça para rever e pensar se está correto, coloque o pequeno pra pensar! Apenas se perceber que ele realmente não não está conseguindo mostre onde errou.
Outro ponto importante é observar o comportamento, pois nesta fase eles podem apresentar preguiça porque querem brincar, são tantas as reclamações: "minha mão está doendo", "estou cansado", "posso fazer depois", "preciso fazer isso todos os dias?", e por aí vai! Estou passando por isso neste exato momento! Converse com ele e explique a importância de finalizar a tarefa.
Comprar jogos que envolvam letras e números, raciocínio e lógica podem ajudar muito nesta fase. Apenas fique atenta à faixa etária do jogo. Vou deixar aqui algumas dicas de jogos e brinquedos pedagógicos que podem ajudar na alfabetização, não precisa ser exatamente esses, mas que tenham essas características:
Além dos jogos prontos que são encontrados em lojas, você também pode confeccionar alguns pra ajudar seu pequeno, na internet você encontrará várias sugestões fáceis e baratas, como esse abaixo:
Como as crianças gostam muito de tecnologia, outra sugestão é baixar jogos no celular ou tablet com o objetivo de ajudar a criança de forma lúdica, e o legal é que a família pode participar com eles.
E claro, o que não pode faltar, livros infantis! Invista tempo na leitura de livros para a criança, peça que ela acompanhe a leitura, deixe ela manusear. O contato com a língua escrita e falada é fundamental neste processo!
Tudo vai dar certo! Mantenha a calma e não pressione demais a criança, pois como eu disse, cada um tem seu tempo de desenvolvimento, o do seu filho vai chegar!
Gostou das dicas? Então deixe seu comentário, experiência, sugestão ou crítica que responderei com o maior prazer.
Cris Saraguci
Psicopedagoga e Coach
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A relação do Controle Inibitório, Atenção e Memória, com a aprendizagem!
Toda aprendizagem depende do desenvolvimento sensório-motor, ou seja, das interações com o ambiente e pessoas, além dos processos neurobi...
-
A EOCA é um dos instrumentos que pode ser utilizado no processo de avaliação psicopedagógica. O termo EOCA significa "Entrevista O...
-
Toda aprendizagem depende do desenvolvimento sensório-motor, ou seja, das interações com o ambiente e pessoas, além dos processos neurobi...
-
O que você acredita que é ser potenciador? Vamos entender o significado da palavra? Segundo o dicionário potenciador é "tornar ainda...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Querido leitor deixe aqui seu comentário sobre o texto, sugestões, dúvidas ou críticas. Sua opinião é muito importante pra mim!