"As palavras têm poder" - Salmo 19:14Quantas vezes você já ouviu esta frase? Muitas, com certeza. Tanto as palavras boas, como as ruins, podem refletir na vida do seu filho. Hoje quero falar sobre o PODER DO ELOGIO!
Gostaria que você assistisse esse vídeo animado sobre o poder que um elogio correto pode exercer sobre as pessoas, inclusive seu filho:
Segundo a Psicóloga Jackeline Leal da página Psicologia Acessível:
"Essa energia positiva alimenta as necessidades primárias do ego de segurança e aceitação, auxilia no empoderamento pessoal para que as pessoas possam ir em busca dos seus sonhos e lutem por aquilo que desejam ser e alcançar, seja na vida pessoal ou profissional."
Lembro de quando eu era criança, sempre me esforçava muito para receber um elogio, mas o efeito era contrário, como meus pais não precisavam me auxiliar nas tarefas e eu tinha autonomia para fazê-las acredito que não achavam necessário os elogios. Mas eu, como criança, tinha aquela expectativa de ouvir uma palavra de incentivo! Levo isso como uma lição, adquiri o hábito de elogiar as minhas filhas sempre que possível, para que tenham uma boa autoestima e se sintam valorizadas, acreditando em seu potencial e sonhos.
Com o passar do tempo a necessidade de reconhecimento externo constante tende a diminuir, pois as crianças que os pais prestam atenção neste quesito desenvolvem uma autoimagem positiva e segura, conseguindo reconhecer seu valor.
Quem não gosta de receber um elogio? O elogio funciona como um reforço positivo para a criança. incentivando-a e mostrando que está indo pelo caminho correto.
O quadrinho abaixo ilustra bem o que são reforços positivos e negativos:
Crédito de imagem: https://incrivel.club/inspiracao-criancas/11-frases-magicas-que-cada-nino-debe-escuchar-317410/
Uma atitude importante quando for falar com a criança é abaixar-se para ficar com os olhos fixos nos dela e evitar usar frases genéricas como: "Você faz tudo tão bem!".
Seja breve e específico sobre o comportamento que está reforçando e será mais eficiente se ocorrer imediatamento ao comportamento apresentado pela criança.
Use sempre frases na primeira pessoa: "Eu gostei..." e evite comparação com outras crianças, passado ou futuro. A sinceridade no elogio é muito importante, seja com seu filho ou com qualquer outra pessoa.
A neurocientista brasileira Suzana Herculano Houzel afirma que:
"o cérebro detecta quando você faz alguma coisa digna de prêmio. E o prêmio é a sensação de prazer. Então, o reconhecimento que vem do outro, o elogio, é muito importante."Na educação quando se crítica muito e elogia pouco, alimentando o negativo, as crianças e adolescentes acabam acreditando que não vale a pena se esforçar, pois sempre que tentam fazer algo correto nada acontece e quando erram parece que o mundo vai acabar, é castigo, brigas, repreensões.
Segundo Elizabeth Kubler Ross:
"os relacionamentos nos oferecem as maiores oportunidades de aprender lições na vida, de descobrir quem somos, o que tememos, de onde vem o nosso poder e o significado do verdadeiro amor. A ideia de que os relacionamentos são grandes oportunidades de aprendizado talvez pareça estranha, porque sabemos que eles podem ser experiências frustrantes, difíceis e até mesmo dolorosas. No entanto, mesmo no sofrimento, os relacionamentos têm a capacidade de nos ensinar, fazer crescer, amar e ser amados."O importante é aprender sempre, para nos relacionarmos e vivermos melhor e mais felizes, fazendo a diferença na vida daqueles que convivem com a gente!
Cristiane Saraguci
Psicopedagoga e Coach
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Querido leitor deixe aqui seu comentário sobre o texto, sugestões, dúvidas ou críticas. Sua opinião é muito importante pra mim!