Todos nós temos uma história de vida com experiências únicas que geraram aprendizados valiosíssimos, mas como contamos nossa história para nós mesmos e para os outros? Qual a visão que temos da nossa história? É uma história que inspira ou de tristeza e dor?
Ontem, assistindo a palestra do José Carlos do IBC - Instituto Brasileiro de Coaching, me chamou atenção a história de vida dele e a forma como ele conta. Será que aprendemos a contar bem nossa própria história? Ele, um homem que viveu a infância e parte da vida no interior, com pai fazendeiro, aos 12 anos ganhou seu primeiro carro e aos 16 já era emancipado e juiz de paz na cidade onde morava. O pai, fazendeiro, todos os dias após às aulas, o levava para ajudar a cuidar da fazenda. Ele tinha obrigações desde muito cedo.
Ele poderia contar outra versão como: "Não tive infância, meu pai me colocava pra trabalhar, não tive vida, brinquei pouco, nem sei o que é isso...", como muitos o fariam! Mas NÃO! Ele conta o "valor" que ele adquiriu com suas experiências, o conhecimento adquirido, como a vida dele foi maravilhosa, como ele teve uma oportunidade única de aprender desde cedo o valor do trabalho, e conforme ele vai contando a sua história de vida incrível ele vai inspirando outras pessoas! A nossa história tem inspirado alguém?
Esse exemplo nos mostra como somos o resultado do que acreditamos. Como ele disse: "Meu futuro foi construído lá atrás, eu profetizei o que vivo hoje!". Profetizar significa verbalizar, trazer para a existência algo que ainda não existe! É maravilhoso isso! Você entende o poder que existe na nossa mente e nas nossas palavras?
Quem é você? Qual a sua história? Como você se vê em 10 anos? O que você estará fazendo?
Preste atenção neste versículo:
"A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;" Mateus 6:2Quando temos uma visão positiva sobre o mundo, às pessoas e às situações, todo o ambiente muda! Quando somos positivos atraímos pessoas maravilhosas, prosperidade, alegria, ou seja, atraímos coisas boas para a nossa vida. A riqueza mais poderosa que existe é a espiritual, energética ou quântica, chame como quiser, mas é ela que tem o poder de criar o que você vai viver amanhã! Isso é excelente! Que tal começar agora? Quem é você?
A visão que temos de nós mesmos é o que nos dá poder ou não! Que tal ressignificar sua história e começar a contar a sua melhor versão, de aprendizados, com tudo de melhor que você viveu? Desenvolva valor para você mesmo primeiro! Você precisa ter uma visão positiva de você mesmo. Não importam os seus erros, porque os erros geram aprendizados, e isso é bom! Todos nós temos uma história que pode inspirar outras pessoas, qual é a sua?
Ontem, o José Carlos, usou uma citação muito verdadeira do Psiquiatra norte-americano Milton Erickson:
"O veneno está no antídoto!"Ou seja, não tenha medo das suas falhas, dos seus erros, é neles que está o seu poder! O antídoto sempre está no veneno. Acredite, no incômodo está o seu poder! Qual é o seu antídoto?
Nós temos um cérebro poderoso! Tudo acontece na nossa psique, na nossa percepção. Quer tal começar a criar agora o futuro que você sempre sonhou? Acredite todos os dias! Respire e viva o seu sonho. Como dizia Walt Disney:
"Se você consegue sonhar algo, consegue realizá-lo!"
Cris Saraguci
Fundadora da UP2U Desenvolvimento Humano
Psicopedagoga
Personal & Professional Coach SBCoaching
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Querido leitor deixe aqui seu comentário sobre o texto, sugestões, dúvidas ou críticas. Sua opinião é muito importante pra mim!