quarta-feira, 3 de abril de 2019

Quem é responsável por nossa evolução pessoal e profissional?


O título do artigo nos traz uma reflexão: quem é responsável por nossa evolução pessoal e profissional?

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e desafiador, onde as mudanças culturais e sociais vêm acontecendo rapidamente, precisamos estar atentos e buscarmos novos conhecimentos, novas formações, nos reinventarmos, mas de quem é a responsabilidade?

Já perceberam como algumas pessoas terceirizam seu aprendizado? O que quero dizer com isso? Que muitas vezes a responsabilidade é jogada pra cima do RH da empresa, do gestor, dos pais, e por aí vai! Mas quem é a pessoa mais interessada em adquirir conhecimento? Quem será o detentor deste saber que se torna um "bem" preciosíssimo? O futuro de quem estará comprometido? De quem serão os resultados? Vale a pena terceirizar algo tão precioso?

Como dizia Albert Einstein:
“Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento. É o seu bem mais precioso. Explore; viaje; descubra. Conheça.“
Ou Thomas Hobbes: 
"Conhecimento é poder!"
Sim, é muito bom quando a empresa investe em você, quando ela te capacita para exercer melhor a sua função, porém você precisa ser o maior interessado. Lembre-se que essa bagagem é sua e te levará para lugares mais altos. Se esforce, se planeje, não dependa de terceiros para se apropriar de mais conhecimentos.

Hoje temos vários recursos disponíveis, a internet nos trouxe um mundo de possibilidades. Temos cursos online, palestras, vídeos, blogs, uma infinidade de opções e fontes confiáveis de conteúdos riquíssimos! Os acessos são fáceis e rápidos, artigos acadêmicos, notícias, pesquisas, resenhas de livros, são tantas fontes que fica difícil até de descrevê-las.

O conhecimento não apenas nos faz crescer profissionalmente, mas também como seres em constante desenvolvimento. Não somos os mesmos de dez anos atrás (pelo menos não devemos ser), nossas experiências, relacionamentos, aprendizados, vão nos moldando e vamos evoluindo como seres humanos.

Se você estava deixando de lado essa área tão importante da sua vida, que tal começar hoje? Crie um objetivo, estabeleça metas e volte a alimentar sua mente de assuntos interessantes e aprendizados que realmente farão a diferença na sua existência e na área em que atua.

Que tal voltar a ler um livro? Está lançado o desafio.

Bom estudo pra nós!

Cristiane Saraguci
Fundadora da UP2U Desenvolvimento Humano
Psicopedagoga
Personal & Professinal Coach SBCoaching
(11)98315-1410
up2udesenvolvimento@gmail.com


Um comentário:

  1. Amei o texto é uma boa reflexão para sabermos de quem é a responsabilidade de buscar novos conhecimentos. Parabéns!

    ResponderExcluir

Querido leitor deixe aqui seu comentário sobre o texto, sugestões, dúvidas ou críticas. Sua opinião é muito importante pra mim!

A relação do Controle Inibitório, Atenção e Memória, com a aprendizagem!

Toda aprendizagem depende do desenvolvimento sensório-motor, ou seja, das interações com o ambiente e pessoas, além dos processos neurobi...