sexta-feira, 17 de maio de 2019

As palavras e seus frutos


Há anos venho trabalhando em mim uma fala mais positiva, mudando meu modo de pensar, baixando julgamentos e afirmo, não é uma tarefa fácil! Você se auto-analisar, prestar atenção em si mesmo e se corrigir exige muita disciplina, porém gera grandes aprendizados, autoconhecimento e resultados extraordinários!

Minha fé é cristã e as mensagens que mais me chamam atenção é sobre como devemos utilizar as palavras, são tantas citações na Bíblia nos alertando sobre o poder das palavras, porém ela também afirma quão árduo é o trabalho para dominá-las.

Você quer saber se você tem usado as palavras para edificar a vida das pessoas e a sua própria? É simples, observe os frutos que suas palavras têm gerado. Quando abrimos a boca temos o poder de levantar ou derrubar uma pessoa, de reconciliar ou separar, levar paz ou brigas e contendas. É assim que sabemos se usamos da forma correta! Prestando atenção no RESULTADO!

Eu costumo dizer isso com frequência para as minhas filhas e para os que convivem comigo: "Não falem nem compartilhem nada sobre qualquer pessoa, nem sobre seu inimigo, se não tiver absoluta certeza do que está dizendo, porque meias verdades e fofocas podem destruir a vida de uma pessoa, e não somos juízes de ninguém aqui nesta terra. A injustiça está por todo lado, o engano, o julgamento errado, as "deduções", os "achismos". Então, cuidado"!

Muitas vezes falamos com uma intenção genuína de ajudar ou de demostrar amizade, porém em seguida você já observa o fruto, uma confusão, uma discórdia, ou seja, sua intenção podia até ser boa, mas... como diz o ditado: "O inferno está cheio de boas intenções". Entendeu? Pense antes de falar.

A justiça deve ser praticada até com quem não gostamos, inclusive com nossos inimigos! Precisamos viver mais a compaixão e a misericórdia, só assim faremos deste mundo um lugar melhor para se viver!

Meu convite hoje é para que você reflita sobre como tem usado suas palavras. Que tal começar a exercitar agora mesmo? Diga algo edificante para alguém no seu trabalho, na sua casa, na rua...comece a falar de "ideias" e não de "pessoas". Fale coisas boas pra você mesmo! Depois me conte o resultado! Eu garanto, você se sentirá mais leve, pois o peso do julgamento é muito grande, quando o abandonamos nossa vida flui!

Gratidão

Cris Saraguci
UP2U Desenvolvimento Humano
Psicopedagoga e Coach

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor deixe aqui seu comentário sobre o texto, sugestões, dúvidas ou críticas. Sua opinião é muito importante pra mim!

A relação do Controle Inibitório, Atenção e Memória, com a aprendizagem!

Toda aprendizagem depende do desenvolvimento sensório-motor, ou seja, das interações com o ambiente e pessoas, além dos processos neurobi...