terça-feira, 4 de junho de 2019

Brainstorming ou Tempestade de ideias - entenda o que é e como fazer!


Hoje se fala muito em criatividade e inovação!  Em um mercado cada dia mais competitivo, é muito importante que as empresas e profissionais se reinventem. Para ajudar nesta tarefa de trazer a tona a criatividade do seu grupo e colocar todas as ideias no papel de forma democrática, vou apresentar uma ferramenta excelente,  o "brainstorming" ou tempestade de ideias. Você já ouviu falar?

O Brainstorming é um método criado nos Estados Unidos pelo publicitário Alex Osborn, usado para testar e explorar a capacidade criativa das pessoas ou grupos, principalmente nas áreas de relações humanas, dinâmicas de grupo e publicidade e propaganda. Essa técnica é antiga, foi criada em 1942 e é usada até hoje, pois ajuda a enxergar novas soluções para problemas, ter ideias inovadoras, ajuda a definir causas e encontrar soluções e claro, explorar a criatividade. Aqui toda ideia é bem vinda!

Para realizar uma reunião de Brainstorming é imprescindível que um coordenador seja nomeado para gerenciar as quatro etapas da técnica. Essa reunião deverá ter um tema específico a ser tratado e esse coordenador deve ser alguém que entenda do assunto e que foque na explicação detalhada de cada etapa para que fique clara a todos os participantes da reunião. A liberdade de expressão deve ser algo valorizado pelo coordenador, ou seja, ele precisa preparar o ambiente para que nenhuma ideia seja ridicularizada, por mais absurda que possa parecer.

Esse modelo de reunião não pode ser muito longa, uns 50 minutos é suficiente, para que não se torne cansativa. Além disso não é preciso seguir o roteiro sugerido aqui, mas é uma dica que ajuda a garantir o envolvimento dos participantes, no entendimento e nas resoluções dos problemas.

A primeira etapa é: Explicação da Meta/Problema

Nesta etapa é importante o coordenador explicar em detalhes sobre a meta ou o problema que será discutido e ter um momento de reflexão sobre a questão.

A segunda etapa é: Determinação das Causas

Aqui nesta etapa o coordenador pode distribuir post-its para que as pessoas possam colocar suas ideias no papel. Os participantes poderão opinar sobre as possíveis causas do problema em questão. A estratégia dos post-its ajudará aqueles participantes que têm receio de se expressar, pois desta forma ficarão livres de julgamentos.

A terceira etapa é: Organização das Causas

Neste momento será feita a leitura de todas as possíveis causas e os participantes ajudarão a organizar a hierarquização das causas, ou seja, as mais possíveis para as menos possíveis. Aqui é interessante usar o método dos 5 Porquês para aprofundar e encontrar a raiz do possível problema.

A quarta etapa é: Elaborar o Plano de Ação

E para finalizar, após a hierarquização das causas, é hora de começar a opinar sobre as ações que podem reduzir ou eliminar o problema. Mais uma vez é importante o uso dos post-its.

Esta é uma forma simples, porém você pode usar outras ferramentas durante o Brainstorming para enriquecer ainda mais este trabalho.

Agora que você já sabe como conduzir um Brainstorming que tal colocar em prática?

Se você gostou do artigo e ele lhe trouxe mais conhecimento, siga nosso blog e acompanhe os próximos artigos, estou sempre compartilhando ideias e conhecimentos com meus leitores.

Gratidão

Cris Saraguci
Psicopedagoga e Coach


Um comentário:

Querido leitor deixe aqui seu comentário sobre o texto, sugestões, dúvidas ou críticas. Sua opinião é muito importante pra mim!

A relação do Controle Inibitório, Atenção e Memória, com a aprendizagem!

Toda aprendizagem depende do desenvolvimento sensório-motor, ou seja, das interações com o ambiente e pessoas, além dos processos neurobi...