Como é sua rotina de estudos? Vou apresentar pra você duas poderosas ferramentas que utilizo no meu dia-a-dia e que me ajuda muito a buscar rapidamente a informação que preciso, são os mapas mentais e conceituais. Eu trabalho mais com o Mapa Conceitual (imagem acima)! Na internet você encontrará vários programas que podem te ajudar a construir seus mapas conceituais, eu utilizo o CMap Tools. Você pode usar os mapas para fazer anotações em aulas, palestras, resumos de livros, organização de pensamentos e outros materiais.
Veja na imagem que eu consigo criar uma conexão entre as informações para que consiga rapidamente acessá-las, ao invés de ler textos extensos. Você utiliza conceitos centrais e vai criando conexões, entre as conexões você inclui um verbo de ligação. É possível sintetizar muita informação em um pequeno espaço para que seja fácil processá-la e transformá-la em conhecimento. Os mapas também podem ser feitos à mão!
Nos mapas mentais existe um conceito central, ou seja. uma ideia "raiz" e a partir dela se puxam as ideias conectadas, que podemos chamar de "galhos, são palavras ou frases "chave" e assim você vai criando uma árvore do conhecimento, organizando suas ideias. É uma excelente ferramenta de estudo, assim como o mapa conceitual.
O mapa mental ou mapa da mente é um tipo de diagrama que foi sistematizado pelo psicólogo Tony Buzan, voltado para a gestão do conhecimento, de informações e de capital intelectual, ajuda na compreensão e resolução de problemas, na memorização e no aprendizado, além de ser uma excelente ferramente de "brainstorming" (tempestade de ideias). Não sei porque as escolas não ensinam isso desde cedo para os alunos! Não sei você, mas eu só fui conhecer essas ferramentas quando já estava na universidade. Se eu tivesse conhecido antes, certamente minhas rotinas de estudo teriam sido diferentes.
Existem algumas diretrizes para a construção do mapa mental que são as seguintes:
- Iniciar no CENTRO com uma imagem ou "palavra chave", usando pelo menos três cores;
- Use imagens, símbolos, códigos e dimensões em todo o seu mapa mental;
- Selecione as palavras chaves e as escreva;
- Coloque cada palavra/imagem sozinha em sua própria linha;
- Todas as linhas devem estar conectadas ao conceito central, as linhas centrais são mais grossas e vão afinando conforme se afastam do centro;
- Faça as linhas do mesmo comprimento que a palavra ou imagem suportem;
- Para a estimulação visual, codificação ou agrupamento use várias cores;
- Seja original, desenvolva seu próprio estilo de mapa mental;
- É bom usar ênfases e mostrar associações em seu mapa mental;
- Mantenha o mapa mental claro, usando hierarquia radial, ordem numérica ou contornos para agrupar ramos.
Espero ter ajudado você a ser mais eficiente nos seus estudos!
Dúvidas e sugestões estou à disposição!
Gratidão
Cris Saraguci
Whats.: (11) 98315-1410 - E_mail: up2udesenvolvimento@gmail.com
Pedagoga com Habilitação em Administração Escolar
Pós-graduada em Psicopedagogia
Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional
Personal & Professional Coach SBCoaching
Idealizadora do Blog Conexão do Aprender
Fundadora UP2U Desenvolvimento Humano
Parabéns! Muito bom 👏🏻
ResponderExcluir